quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Coração De Tinta!

Bora falar sobre livros? Ou melhor, sobre um livro específico. Eu tomei conhecimento de “Coração de Tinta” (da Cornélia Funke – Cia Das Letras – 455 páginas) através de um vlog que no momento me foge de quem era. Um tempo depois descobri que existia também um filme (inspirado no livro – que eu assisti depois que terminei de ler, mas esse não vale comentar). A pessoa do vlog (que eu não lembro) disse que Coração de Tinta apesar de fazer parte de uma trilogia (Mundo de Tinta), quem quiser poderia ler o primeiro livro tranquilamente que não iria precisar de ler os outros (não foi bem o sentimento que eu tive ao terminar de ler o livro, mas enfim...). Confesso que a escrita da Cornelia Funke é um pouco arrastada e se ela não tivesse me ganhado no nome do protagonista, talvez eu teria abandonado o livro. Disneymaniaca que sou, Cornelia me ganhou ao batizar seu protagonista, o Mo, de Mortimer, que era o nome que deveria ter sido o do Mickey Mouse. No entanto Lily Disney não gostava do nome Mortimer e então batizou a criação de seu marido para Mickey. O que isso tem a ver com a história do livro? Nada. Pelo fato do livro falar sobre magia, duvido que seja uma simples coincidência.

”Coração De Tinta” conta a história de Mortimer, o Mo, um restaurador de livros. Mo além do cuidado com os livros tem o estranho dom de que ao ler em voz alta, as palavras ganham vida e coisas e personagens saem do livro. Em uma noite fatídica, ao ler para sua filha com então 3 anos de idade, Mo retira de um livro chamado Coração de Tinta o vilão do próprio, alguns de seus comparsas e um excêntrico domador de fogo. Nessa confusão com personagens saindo do livro, Mo sem querer manda sua esposa Tereza para dentro do livro. 9 anos depois da troca, Maggie, a filha de Mo, acorda uma noite com uma visita inesperada de um moço estranho chamado Dedo Empoeirado. Ao amanhecer, Mortimer resolve fugir para a casa de uma tia de Maggie, Elinor. Chegando na casa de Elinor, tudo parece calmo, mas Maggie está prestes a descobrir o que aconteceu com sua mãe. No meio do caminho um vilão, Capricórnio, e seus comparsas.

O livro é realmente mágico (assim como diz o subtítulo do filme baseado no mesmo). Apesar do ritmo lento, a história é fascinante. Impossível ler e não se apegar àqueles personagens. Até mesmo Capricórnio, Basta, Mortola, Nariz Chato, Dedo Empoeirado, Gwin, Farid e até mesmo o pobre Fenóglio. A relação com livros e autores será colocada em outro ponto de vista. Recomendo a leitura.

Meu beijo...

Um comentário:

  1. Eu tinha comentado, mas não sei se o comentário foi ou não... Se não foi, comento de novo. Se foi.. Bom, fica esse back up!
    Se o personagem não tivesse já ganhado minha atenção pela nome faria isso logo em seguida pela profissão. Que coisa mais linda! Fiquei curiosa com o final da história...
    Só é triste que o filme não tenha valido a pena =( Adaptações decepcionantes...

    ResponderExcluir