Ok, tinha uma época que não existia um ser nesse país que não conhecia a história de Confissões, mas o tempo passou, né? Confissões de Adolescente nasceu do diário da Maria Mariana. Desse diário primeiro nasceu a peça de teatro, em seguida o livro, depois o áudio-livro e em 1994 (com texto da própria Maria Mariana e do Galli – na época eles tinham uma coluna na revista Capricho) nasceu a série de tv exibida pela Cultura (e logo veio outro livro). Dirigida por Daniel Filho, conta a história do advogado Paulo (vivido pelo Paulo Gustavo) que depois de 2 casamentos tem criar 4 filhas sozinho. São elas: Diana (de 19 anos – vivida pela própria Maria Mariana), Bárbara (de 17 anos – vivida pela Georgiana Góes), Natália (de 16 anos – vivida pela Daniele Valente) e Carol (de 13 anos – vivida pela então jovem Deborah Secco). A série conta o dia-a-dia da tentativa do pai de entender suas filhas adolescentes. Sobreviveu a 3 temporadas (a última gravada em Paris). Mesmo depois de tanto tempo, ainda gosto à beça da série. Um filme inspirado na série deve estrear esse ano.
Personagem preferido: Quando eu assistia a série há um tempão atrás era a Natália, hoje eu diria que é a Bárbara.
Temporada preferida: 1ª, apesar da Carol ser uma das personagens que menos gosto, prefiro ela sendo interpretada pela Deborah Secco (a Carol muda de atriz se não me engano a partir da segunda temporada).
Personagem que eu menos gosto: Carol.
9- Mad About You
Mad About You foi a primeira série americana que eu lembro de ter acompanhado e de gostar ainda hoje (tiveram outras séries que eu assistia na época, mas que não sobreviveram ao tempo). A série tem como tema as neuroses e confusões de um casal recém casado que vive em Nova York com seu cachorro Murray. A série estreou em 1992 e teve 7 temporadas. Estrelando Paul Reiser (que vivia o cineasta Paul Buchman) e Helen Hunt (que vivia a relações públicas Jamie).
Personagem preferido: Apesar da Helen Hunt ser uma das minhas atrizes preferidas, Paul é fantástico.
Temporada preferida: 1ª.
Personagem que eu menos gosto: Maldade dizer que é a Mabel? Rs... Se for, eu respondo a Ursula (sim, a gêmea má da Phoebe de Friends nasceu em Mad About You)
8- Gossip Girl
Gossip Girl fala sobre a elite do Upper East Side. A série começa quando Serena Vander Woodsen (Blake Lively), que passou um ano em um internato em Connecticut, acaba de voltar à cidade. Serena deixou a cidade depois de transar com o namorado, Nate Archibald (Chace Crawford), da sua melhor amiga, Blair Waldorf (Leighton Meester), em uma festa de casamento. Ela então retorna à cidade porque seu irmão, Eric (Connor Paolo) acaba de tentar cometer suicídio. A Gossip Girl do título é um site que publica fofocas da Constance Billard School, o colégio onde Serena, Blair, Nate, Eric e cia frequentam. Durou 6 temporadas e apesar do final mega tosco (quem ai gostou de saber quem era a verdadeira gossip girl?), foi uma série que me prendeu e me divertiu (e MUITO).
Personagem preferido:
Temporada preferida: 6ª, brinks, a 6ª é a pior delas... Acho que a 4ª porque é a última temporada que o Eric aparece.
Personagem que eu menos gosto: Eu poderia responder Vanessa, Georgina, Little J, mas não, o personagem mais detestável da série pra mim sem dúvida nenhuma é o Nate.
7- Popular / Glee
Ok, 7º lugar eu dei uma roubada e escolhi suas séries, mas os criadores são os mesmos.
Popular foi uma série que estreou em 1999 tudo levava a crer que seria uma espécie de “Barrados no Baile”. Sem muita complicação no Kennedy High School existiam duas turminhas rivais. A dos populares liderada pela loira Brooke McQueen e a dos esquisitos liderada pela morena Sam McPherson. De uma hora para outra as turmas se vêm no momento em que tem que conviver a partir do momento que o pai de Brooke casa com a mãe de Sam (a história voltaria a se repetir em Glee com Finn e Kurt). No meio da segunda temporada devido à baixa audiência, Popular foi cancelada. O que começou como uma série sobre uma rixa de turmas foi se aprofundando em temas pesados demais para o público da época. Justifica o cancelamento, mas foi uma das minhas séries que eu mais gostei. Talvez se Popular passasse hoje em dia seria melhor aceito.
Personagem preferido (Popular): Difícil. Carmem Ferrara era um doce, mas como não rir da atrapalhada Mary Cherry?
Temporada preferida (Popular): 2ª
Personagem que eu menos gosto (Popular): Nicole Julian
Glee tem início na sua história quando o professor Will Schuester decide reativar o clube do coral do colégio Mackenzie High para reviver os seus dias de glória quando ele fazia parte do coral. Para isso ele terá muitos obstáculos pela frente. Desde a falta de empolgação dos alunos para participar do clube (já que os poucos que participam sofrem bullyng) até a fúria da treinadora Sue Sylvester que com a criação no novo clube perde dinheiro que era destinado para suas animadoras de torcida. Confesso que o que me fez querer assistir Glee foi o fato de todos os atores terem cara de gente normal. Hoje em dia isso é raro em filmes e séries. O galã era bonito (RIP Cory), mas parecia aquelas pessoas que a gente pode encontrar na rua. A protagonista é nariguda. Ninguém parece feito de plástico. Glee é uma série da qual eu não sinto falta, mas quando assisto gosto muito. Há rumores dizendo que Glee deve acabar com o fim dessa 5ª temporada.
Personagem preferido (Glee): Kurt <3 Hummel (Kurt tem suas crenças e por mais que digam que o jeito dele pensar é errado, ele está apenas sendo autentico)
Temporada preferida (Glee): 1ª
Personagem que eu menos gosto (Glee): Terri DelMonico (alguém gosta da Terri?)
6- Friends
Durando 10 temporadas (tem alguém na face da terra que não sabe do que se trata FRIENDS? Rs), estreou em 1994. O 1º episódio conta a história dos irmãos Ross (David Schwimmer – a voz da girafa hipocondríaca Melman da animação Madagascar) e Monica (Courteney Cox – a chata jornalista Gale de Pânico) estão em um café com seus amigos Phoebe (Lisa Kudrow – a garçonete Ursula de Mad About You), Joey (Matt LeBlanc – a ator Jason de As Panteras) e Chandler (Matthew Perry – do filme Meu Vizinho Mafioso) e de repente aparece uma noiva se dizendo amiga de Monica, essa é Rachel (Jennifer Aniston – a ex-senhora Brad Pitt). A então noiva acabara de fugir de seu casamento. E nesse meio tempo, a ex-mulher de Ross que se assumiu lésbica, conta a ele que está grávida. A série conta o dia-a-dia dessas pessoas com personalidades tão distintas e que se tornaram amigos.
Personagem preferido: Alguma dúvida? Phoebe!
Temporada preferida: Hum... Acho que a 4ª (a época em que o Matthew Perry namorava a Julia Roberts – e ela participou de um episódio)
Personagem que eu menos gosto: Ben (zzzzzzzzzzzzzzzz)
5- Modern Family
Modern Family fala sobre uma família moderna. Opa, meio obvio, mas né? É meio por ai mesmo. O pai Jay (Ed O’Neill – quem lembra dele em “Um Amor De Família” vai achar que não tem muita diferença nos papéis...rs) se casou novamente com a colombiana Gloria (a linda Sofia Vergara). Gloria por si já tinha um filho do primeiro casamento, o pré-adolescente Manny (Rico Rodriguez – gravem esse nome porque esse guri é um talento). Jay em seu primeiro casamento teve dois filhos: Claire (Julie Bowen) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson). Claire é dona de casa e é casada com o corretor imobiliário Phil (Ty Burrell) e com ele teve três filhos: a popular Haley (Sarah Hyland), a nerd Alex (Ariel Winter) e o abobalhado Luke (Nolan Gould – o melhor episódio é do Phil dizendo pro Luke : “I’m your father”). Mitchell por sua vez é advogado e gay e com seu parceiro Cam (Eric Stonestreet) acabada de adotar a bebê vietnamita Lily (Aubrey Anderson-Emmons). A série acompanha as trapalhadas e as neuras dessa família. Modern Family é uma série que não tem cliffhangers. É uma comédia leve. A primeira vez que você assiste ou você se apega ou não acha graça nenhuma. É 8 ou 80. Se apegando, não tem como não se apaixonar.
Personagem preferido: Adoro as excentricidades do Manny, mas o rei de Modern Family pra mim é Cam / Fizbo. Cam é o coração e quando se veste de palhaço Fizbo é sensacional.
Temporada preferida: Todas
Personagem que eu menos gosto: Não tem... Eu gosto de todos igual. Cam e Manny são os preferidos, mas todos os outros são encantadores igualmente.
4- I Love Lucy
I Love Lucy estreou na tv em outubro de 1951 (onde era tudo em preto e branco ainda). O piloto (bem rumzinho, que por sinal foi refilmado) contava a história do casal composto da americana Lucy (vivida por Lucille Ball) e do cubano Ricky (vivido por Desi Armaz). Lucy como mandava a tradição da época das moças “de família” era dona de casa e seu marido era apresentador de rádio e cantor (trabalhando numa boate chamada Tropicana). Lucy mesmo sem talentos, insiste em colocar a colher torta no negócio do marido e quer porque quer entrar para o showbizz. A partir do segundo episódio já conhecemos o casal amigo Ethel (vivida pela linda Vivian Vance) e Fred (vivido por William Frawley), que são os síndicos do prédio onde Lucy e Ricky moram. A série durou 6 temporadas e foi até 1957. I Loce Lucy pra mim sobrevive ao tempo porque uma série pra ser boa de verdade não precisa de muita coisa, só de um bom roteiro e bons atores.
Personagem preferido: A série chama I Love Lucy, mas meu personagem preferido sempre será a Ethel.
Temporada preferida: 1ª
Personagem que eu menos gosto: Acho que não tem...
3- Sherlock
Nunca tive interesse em Sherlock Holmes. O que me levou a assistir a série foi sr. Arthur Dent, ops Martin Freeman e ai quando dei por mim: encantada. A versão “modernosa” do detetive inglês começa quando o doutor John Watson (Martin DIVO Freeman) se vê com traumas da guerra e sem grana. “Carecendo” dividir um cafofo, ele encontra um ex-colega de faculdade em uma praça. Lá comenta que está à procura de alguém pra dividir um apartamento. O ex-colega lhe apresenta então o detetive Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch). Watson passa não só a morar com Holmes, na casa da adorável sra. Hudson (Una Stubbs), mas também a ajudar a solucionar os crimes. São 3 episódios de uma hora e meia por temporada. Está na sua terceira temporada.
Personagem preferido: I’m Martin Freeman fan, baby. Watson of course!
Temporada preferida: 1ª
Personagem que eu menos gosto: Andrew Scott é um excelente ator, mas seu personagem não vale nem 20 centavos. Jim Moriarty
2- Community
Tanto insistiram que Big Bang Theory não valia nem 20 centavos (não é só por 20 centavos – aff, isso é tão ano passado... rs) e que série boa mesmo era Community que lá fui eu conferir a bagaça. Community fala das famosas faculdades comunitárias americanas. Pra onde vão em geral pessoas mais velhas, imigrantes e pessoas de um poder aquisitivo menor. A série se centra em Jeff (Joel McHale), um advogado que acaba de voltar pra faculdade porque seu diploma foi invalidado pela ordem dos advogados do Colorado. Jeff em seu primeiro dia de aula se encanta por uma moça que tenta colocar a vida nos trilhos chamada Britta (Gillian Jacobs). Jeff mente para Bitta dizendo que sabe espanhol perfeitamente e que vai montar um grupo de estudo para ajudá-la. Os planos de Jeff é dizer que ninguém apareceu para passar um tempo a sós com ela. No meio dos estudos, Jeff sai da sala para atender o celular. Quando volta, Britta arrumou de fato pessoas interessadas em estudar. São eles: a mãe divorciada Shirley (Yvette Nicole Brown), o esportista Troy (Donald Glover), a certinha Annie que nutre uma paixão por Troy (Alison Brie), o idoso Pierce (Checy Chase) e o nerd Abed (Danny Pudi – Abed é conhecido como a versão humana do chato Sheldon Cooper de TBBT). E a partir de então eles viram um grupo de estudos de verdade. O programa que Troy e Abed criam juntos (Troy & Abed In The Morning) é ótimo. Aliáis as cenas finas dos dois juntos são fantásticas. É uma série sobre como conviver, aceitar e amar pessoas tão diferentes de nós. Está na sua 4ª temporada. Community é vida!
Personagem preferido: Abed é um doce, mas faço uma menção honrosa pra Shirley
Temporada preferida: 1ª, Shirley vestida de Harry Potter, Britta de esquilo e Abed de Batman não tem como não amar...
Personagem que eu menos gosto: Não sei dizer... Gosto realmente de todos!
1- Breaking Bad
Opa. Recente, mas a queridinha das queridinhas. Durou 5 temporadas. Breaking Bad conta a história de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química que para ajudar na renda da família, tem como o segundo emprego num lava-rápido. Walter então com 50 anos de idade, um filho adolescente com dificuldade de locomoção RJ Mitte) e uma mulher grávida (Anna Gunn), ele acaba de descobrir que tem um câncer no pulmão (sendo que nunca fumou na vida). Preocupado com o que deixaria para sua família caso viesse a falecer, Walter vai em busca de arrumar um dinheiro fácil para deixar para eles. Com seu cunhado (Dean Norris), que trabalho na divisão de narcóticos da polícia, ele descobre no mundo das drogas uma possibilidade. Ao acompanhar seu cunhado em uma apreensão, descobre que seu ex-aluno, Jesse (Aaron Paul, seu lindo), acaba de perder seu parceiro de tráfico. É só convencer a Jesse e a nova parceria está feita. Confesso que passei duas temporadas assistindo Breaking Bad sem saber se estava gostando ou não. Os cliffhangers dos episódios são muito bem usados. Apesar da tensão do enredo central, os 3 personagens que servem de alivio cômico pra série são genias: o advogado picareta Saul Goodman (que ainda esse ano deve ganhar sua série spin-off: “Better Call Saul” – vivido Bob Odenkirk) e os amigos patetas do Jesse, Badger (Matt L. Jones) e Skinny Pete (Charles Baker). Em especial as cenas de Badger e Skinny Pete, são dignas das melhores comédias já vistas. BB fala antes de qualquer coisa, de pessoas. Qualquer um pode conhecer pessoas parecidas com os personagens: a mulher cleptomaníaca, a mulher que se sente impotente perto do marido, o homem que é machão mas tem problemas de auto controle, a mãe que defende o filho com unhas e dentes. Fora a qualidade cinematográfica, excelentes atores e atrizes e um final que não deixou a desejar.
Personagem preferido: Precisa dizer que é o Jesse?
Temporada preferida: 3ª... Porque é nela que está o “Fly”, meu episódio preferido (casualmente ele foi filmado todo no laboratório por falta de verba da produção – mas é nele que o Walter quase conta pro Jesse da Jane)
Personagem que eu menos gosto: Jane!
Gossip Girl e Friends também estão entre minhas séries favoritas... Nossa, eu tinha esquecido o tanto que gostava de alguns momentos de GG, sempre que a Little J. se ferrava ou Eric aparecia - Eric era meu favorito!
ResponderExcluirE FRIENDS É VIDA! Não cansa!!!!!!!!