sábado, 21 de dezembro de 2013

Kat in fire (Catching Fire)...

Sejam muito bem-vindos ao mundo do trocadalho infame. Sente-se e se sirva de um conteúdo de uma pessoa que apenas gosta de escrever. Então bora lá. Depois de mais um mês de “Em Chamas” em cartaz resolvi escrever sobre o que eu achei do filme.

ATENÇÃO: O POST TEM SPOILERS DO FILME E DO LIVRO “EM CHAMAS”!

Ainda está comigo? Então bora lá. Primeiro tenho que falar que é uma das melhores adaptações de livros que já vi (talvez o fato de eu ter ido pro cinema sem expectativa alguma tenha ajudado a experiência – sempre ajuda). E talvez os pontos que eu aponte sobre o filme pareça que eu não gostei do filme, mas sim, eu gostei a beça.

Pontos negativos do filme:

• Quando Gale e Katniss voltam do limite do distrito 12, nenhum deles testa pra ver se a cerca elétrica está ligada.
• Gale levando chicotadas pra “pagar” de herói. Quem leu os livros (principalmente “A Esperança”) sabe que Gale não é herói nem aqui, nem na China, nem em Paném, nem no Distrito 12, nem no 13 e muito menos no 4. No livro Gale leva chicotadas por fazer venda para um pacificador novo na área e esse não gostar.
• Plutarch não aparece com o relógio na cena em que dança com Katniss pra dar a dica de que alguma forma ele está do lado dela.
• Katniss não vê a pintura da Rue que o Peeta fez na apresentação pré-jogos. O filme dá a entender que o boneco enforcado do Seneca foi por causa da Rue, mas não. Ela só fica sabendo da pintura depois.
• Repetição do mesmo erro do primeiro filme: os bilhetes de Hamitch dentro do paraquedas na arena. No livro não há bilhetes. A Katniss deduz a linha de pensamento do Hamitch com o que ele enviou para ela. Assim sendo quando ela recebe o utensílio para retirar água das árvores, eles levam um tempo pra entender pra que serve aquilo.
• Quando Katniss e Finnick vão parar na hora dos gaios tagarelas é Johanna quem os tira de lá.
• Ok que no filme é citado, mas que queria ter visto Johanna ter tirado o rastreador do braço da Katniss (porque teve cenas que foram muito mais violentas).
• No livro Hamitch e Plutarch com o aerodeslisador conseguem resgatar Katniss (o tordo que quer destruir a capital com uma agulha), Finnick (tampando mais que o tridente), Beete (semi moribundo) e Enobaria. No filme Enobaria além de não aparecer, ela sequer é mencionada.
• Quando Katniss e Peeta estão no trem da turnê da vitória, Katniss vê uma pichação com o tordo dela em um túnel antes de chegar ao distrito 11. Quem pichou aquilo ali se todos os distritos são cercados com cercas elétricas?
• Já no distrito 11, Peeta faz seu discurso e promete dar metade do seu salário pros tributos mortos. Nos bastidores Cinna pergunta a Hamitch se isso é possível. Por que alguém da Capital está fazendo questionamentos para alguém dos distritos?
• Na praia da arena, Katniss chega pra conversar com Johanna depois dos ataques dos gaios tagarelas e pergunta pra ela quem é Annie. Por que isso se na cena em que Hamitch mostra pra Katniss e Peeta os tributos dessa edição, ele fala que que o ponto fraco do Finnick é a Mags por justamente ela ter se voluntariado no lugar da Annie?!?
• A transformação da Katniss em tordo no programa do Caesar foi estranha porque um vestido de alça se transforma em com alça (se fosse ao contrário até que funcionaria) e o brinco dela muda totalmente.
• Particularmente não gostei muito da participação do Sam Claflin no filme. Não só por ele não se parecer em nada com a descrição do livro, mas a cena do torrão de açúcar me soou zuada. Não teve o mesmo impacto do livro (sim, eu sei que são mídias diferentes – mas não adianta você colocar uma cena com frases iguais a do livro se ela não tiver o mesmo impacto). E o roteirista pecou no resto do diálogo dessa cena em específico porque dá a entender que a Katniss sabe sobre a história do Finnick (o que é incoerente com o resto do filme – porque se lá na frente ela não sabe quem é Annie, como ela saberia o que o Finnick faz?).

Pontos positivos do filme:

• A arena ficou fantástica (mais alguém gritou quando a cornucópia girou que o Finnick é mais rodado que isso? Rs).
• Obrigada ao roteirista de bom senso que cortou a fala tosca da Katniss assim que ela vê que a arena começa na água (“Esse não é um lugar para uma garota em chamas”).
• No edifício na Capital Katniss, Peeta e Hamitch estão conversando sentados numa mesa. No fundo se vê uma avox. Excelente easter egg pra quem leu livro.
• Outro easter egg pra quem leu o livro foi na festa da capital logo após Snow fazer o brinde e quando ele bebe o líquido da taça, volta sangue.
• Jena Malone. Confesso que fiz cara feio pra escalação dela no começo, mas ela rouba as cenas. Fiquei feliz porque Johanna é uma das minhas personagens preferidas no livro.
• Na verdade não foi só Jena Malone, com excessão do Sam Claflin, o elenco todo de personagens agragado nesse filme é sensacional. Lynn Cohen dá um show sem falar uma palavra. Jeffrey Wright e Amanda Plummer me fizeram sair do cinema apaixonada por seus personagens (que pra mim Faísca e Pancada eram só uma piada pronta),
• O final do filme deve ter sido espetacular pra quem não leu o livro. Porque depois que o fio corta e a Katniss volta pra trás pra saber o que aconteceu, ela se depara com Beetee caído no chão. Logo em seguida ouvimos um tiro de canhão (indicando a morte de um tributo). Com Beetee caído, quem não leu o livro é levado a acreditar que o canhão é pela morte do próprio. Só se descobre que ele está vivo quando ele aparece no aerodeslizador. Quem leu o livro sabe que o tiro de canhão é anunciando a morte de Brutus.
• A cena da retirada da Katniss da arena também é sensacional pra quem não leu os livros. Porque ela faz acreditar que ela está morta.
• Ponto pro filme que fez a Mags totalmente muda porque ia ser tosco ver ela se jogando na fumaça tóxica e gritar horrores de dor.

E algo que eu não sei se foi bom ou ruim no filme foi:

• Como a personagem Madge foi limada do primeiro filme as cenas em que teoricamente ela deveria aparecer foram modificadas, mas uma cena em especial ficou um pouco estranha. Logo após ser espancado em praça pública, Katniss o leva pra que sua mãe o cure com ervas. No livro Madge aparece para ajudar e Katniss fica enciumada. No filme parece que Prim tomou as ações de Madge e parece que Katniss está com ciúmes de Prim com Gale.

No mais acho que era isso.. Pode não ter parecido, mas sai do cinema encantada. Uma adaptação foda!
Meu beijo...

Um comentário:

  1. Antes de qualquer coisa: feliz blog novo!
    Acho que Em Chamas pecou menos como adaptação do que Jogos Vorazes... Não sei se foi falta de expectativa, se foi o fato de eu ter lido esse antes do filme (com JV foi o contrário) ou se foi Johanna lindia roubando a cena, mas também saí do cinema amando o filme. Que venha a versão estendida para matar nosso coração de alegria!!

    ps.: a-m-e-i o "Kat in fire"! kkkkk

    ResponderExcluir